Sendo os Edifícios são responsáveis por 40% do consumo de energia e de 36% das emissões de CO2 na EU, a disciplina de Facility Management tem um papel incontornável no atingimento das metas da Neutralidade Carbónica até 2050, promovendo uma operação mais eficiente e liderando a conversão dos edifícios atuais bem como aconselhando na construção de parque edificado novo.

Do nosso dia-a-dia já fazem parte muitas diretivas e legislação que tem vindo a ser publicada desde 1990, mas o adiar de muitas das metas nos últimos anos leva-nos a encarar este novo horizonte para 2050 como uma possível última oportunidade para se fazer o que é inadiável. É então incumbência das Direções de Facility Management planearem a estratégia e a operação dos seus parques edificados com o intuito de prepararem as sua Organizações para o cumprimento da lei e para evidenciar junto dos seus stakeholders e da sociedade que somos responsáveis para com o nosso Planeta. Do comportamento humano à tecnologia, todos os componentes têm de ser afinados para que consigamos atingir estas metas.

Na nossa próxima Conferência sobre Sustentabilidade, vamos incidir sobre dois temas: a mobilidade e a certificação dos edifícios. Relativamente à primeira procuraremos compreender como os novos modelos de trabalho e as metas de descarbonização estão a afetar o dimensionamento e os modelos de utilização das frotas. No segundo tema, discutiremos qual o impacto de gerir um edifício certificado no dia-a-dia dos seus ocupantes, na sua qualidade de vida e da produtividade do core business.

Pode acompanhar as novidades sobre este evento, bem como se registar, através do link https://iberinmo.com/event/a-importancia-do-facility-management-no-atingimento-da-neutralidade-carbonica