_MG_5616

Um grupo de 30 alunos e 3 professores holandeses da Universidade de Roterdão (Hogeschool Rotterdam) do curso internacional de Facility Management vieram a Portugal em contexto de visita de estudo para melhor conhecerem o Facility Management em Portugal.

 

Os alunos de Roterdão vieram até Portugal com o intuito de perceber como é gerido o portfólio de serviços sob a responsabilidade do FM para os colaboradores e utentes dos espaços e para compreender o impacto nas pessoas e, em alguns casos, como a localização Lisboa pode ser um facto de competição com outras dentro das organizações na atração para o nosso país de centros de competências e/ou centros de serviços partilhados.

Para além disso, os alunos ficaram a conhecer como é feita a interação entre o ocupante, o prestador de serviços e o representante do arrendatário, no sentido de criar valor para todos os stakeholders e como são geridas as zonas comuns.

Ao nível dos sistemas de informação em uso (pelo ocupante e/ou prestador de serviços, os alunos tomaram conhecimento de qual a melhor forma de maximizar a satisfação dos utilizadores, bem como a sustentabilidade (ecológica) e a racionalidade (financeira) da utilização e/ou exploração do espaço. Conseguiram ainda perceber outras tendências ou novas estratégicas em fase de implementação.

 

As visitas a cada entidade estavam organizadas em duas fases: discussão com representantes do anfitrião, volta de reconhecimento pelas suas instalações mais relevantes para o para o propósito da visita de estudo.

 

As entidades visitadas foram o Hospital da Luz; BNP Paribas; Torre Ocidente do Colombo; MEO Arena e Vodafone a quem a APFM agradece a disponibilidade dos intervenientes.

 

Esta iniciativa enquadra-se no trabalho da APFM junto da rede europeia EuroFM em prol do intercâmbio de conhecimento e valorização da função de Facility Manager em Portugal.