No âmbito da sua participação na EuroFM, a APFM constitui três plataformas de inovação, já no próximo mês de junho.

 

  • O “Portuguese FM Benchmarking Initiative – FMBenchmarking@PT”. Portugal, Reino Unido, Suíça e Holanda criam um grupo de trabalho europeu que visa promover o Benchmarking do FM em termos de Custos, Qualidade e Impacto Ambiental. Espanha e França já manifestaram o seu interesse em se juntarem a este grupo de trabalho. Esta iniciativa da parte da EuroFM terá o seu questionário piloto antes do verão de 2017.

 

  • O “Referencial para o Profissional e Departamentos de FM”.

Este grupo trabalhará em sintonia com o novo Grupo de Trabalho 8 (Work Group 8 – WG8) da CEN/TC 348 que tem como função desenhar o “FM Roles, Functions, Education and Competencies of the Facility Manager in Europe”. Este grupo, sem participar formalmente dos trabalhos da norma, será um veículo mais versátil e prático na identificação das práticas correntes de organização da profissão e dos departamentos de FM em Portugal por forma a alimentar o trabalho de normalização com o exemplo Português. Assim, este grupo será essencial para assegurar que a futura EN15221-8 e que a ISO4100x no que toca à definição do framework da carreira e do departamento de FM estejam alinhadas com a realidade e necessidades das pessoas e organizações do nosso país.

 

  • O “Referencial para as Ferramentas de IT no FM”.

Este grupo tratará de sistematizar as necessidades dos clientes em termos de ferramentas de IT para gerir a função de FM, os ativos, os processos, as tarefas e os pedidos e a satisfação dos utilizadores.

Este grupo terá duas funções, tais como, identificar os requisitos necessários para cada necessidade/tipo de software e desenhar um framework para a contratação de serviços de IT relacionados com o FM.

Sessões de Lançamento

Os profissionais ligados ao FM em Portugal são convidados a participar nas sessões de arranque de trabalhos, a acontecer em junho, nas datas abaixo indicadas.

 

“Portuguese FM Benchmarking Initiative – FMBenchmarking@PT”

– Dia 7 de junho pelas 8h45 no Altis Grand Hotel

 

“Referencial para o Profissional e Departamentos de FM”

– Dia 22 de junho pelas 8h45 no Altis Grand Hotel

 

“Referencial para as Ferramentas de IT no FM”

– Dia 29 de junho pelas 8h45 no Altis Grand Hotel

 

Uma vez que cada sessão de trabalho é limitada a cerca de 15 participantes, algumas regras aplicam-se:

  1. As sessões de lançamento são restritas a profissionais que sejam empregados ou colaborem com ocupantes (clientes finais) ou empresas subcontratadas para executar trabalhos no âmbito da gestão de FM em clientes finais. No segundo caso, é necessário indicar qual o cliente final em causa e o colega terá de ser autorizado a prestar informação em nome do cliente (essa autorização poderá ser à-posteriori e definindo em concreto quais os dados em causa);
  2. Em caso de necessidade, mais sessões serão efetuadas, por forma a satisfazer a procura e, ao mesmo tempo, assegurar que o tamanho dos grupos não prejudica o resultado do trabalho. Também em função da procura, as sessões poderão ser feitas de forma descentralizada em termos geográficos;
  3. Os trabalhos produzidos serão divulgados pelas entidades participantes numa ótica de “partilha dos resultados por quem partilha informação”. A APFM apenas divulgará publicamente sínteses dos trabalhos sem identificar dados individuais dos participantes. Os dados a divulgar, seja no âmbito do grupo seja publicamente, serão sempre previamente alvo de decisão e autorização formal por parte das entidades participantes.

 

As reuniões de arranque permitirão também esclarecer dúvidas e afinar os modelos de colaboração por forma a maximizar os resultados que possam surgir destes grupos.

 

As sessões decorrem das 8h45 às 11h15 de cada um dos dias referidos, no Altis Grand Hotel, na Rua Castilho 11, em Lisboa, com pequeno-almoço incluído.

O custo de participação, por pessoa, em cada sessão é de 25 euros para Associados Profissionais; 35 euros para Associados Empresa e Platina e de 55 euros para Não Associados. Aos valores referidos acresce IVA à taxa legal em vigor.

 

Intercâmbio de Informação

A informação e experiências resultantes destes grupos serão partilhadas a nível europeu através da EuroFM e a nível internacional pelas parcerias bilaterais com o Brasil (ABRAFAC) e Angola (AAMGA). Os participantes terão, assim, acesso a informação e a contactos com colegas dos países europeus, Brasil e Angola.

 

Mobilidade: A APFM escolhe o Altis Grand Hotel não só pelo excelente Facility Management mas também pela centralidade e proximidade da rede de metropolitano. A APFM aconselha o uso de transportes públicos e das vias clicáveis. Se tiver necessidade em se deslocar de carro, avise-nos com 24 horas de antecedência e poderá estacionar no parque do Hotel por mais 5 euros (2) por viatura (máximo 3 horas por viatura)

 

Registe-se aqui

 

Para pedidos de informações, por favor, enviar email para digital@apfm.pt