Futura norma EN15221-8 define “Cargos, Funções e Competências do FMer”

A APFM – Associação Portuguesa de Facility Management, é nomeada líder do grupo de trabalho (CEN/TC 348 – WG8) responsável pela criação da norma europeia (futura EN 15221-8) para “Cargos, Funções e Competências do FMer”. 23 países europeus elegeram, por unanimidade, Miguel Agostinho, Diretor Executivo da APFM, tornando-o responsável pela organização da primeira reunião do WG8, que se realiza em Bruxelas, nos dias 24 e 25 de Agosto.

Esta nomeação reforça, além disso, a importância do trabalho da plataforma de inovação sobre o “Referencial para o Profissional e Departamentos de FM”. Além deste grupo de trabalho, a APFM possui mais duas plataformas de inovação a acontecer em simultâneo, este mês de junho.

O “Portuguese FM Benchmarking Initiative – FMBenchmarking@PT”. Portugal, Reino Unido, Suíça e Holanda criam um grupo de trabalho europeu que visa promover o Benchmarking do FM em termos de Custos, Qualidade e Impacto Ambiental. Espanha e França já manifestaram o seu interesse em se juntarem a este grupo de trabalho. Esta iniciativa da parte da EuroFM terá o seu questionário piloto antes do verão de 2017.

O “Referencial para as Ferramentas de IT no FM”. Este grupo tratará de sistematizar as necessidades dos clientes em termos de ferramentas de IT para gerir a função de FM, os ativos, os processos, as tarefas e os pedidos e a satisfação dos utilizadores. Este grupo terá duas funções, tais como, identificar os requisitos necessários para cada necessidade/tipo de software e desenhar um framework para a contratação de serviços de IT relacionados com o FM.

A APFM tem, desde 2013, nomeado a normalização como um dos seus três pilares fundamentais de atividade, desenvolvendo trabalho e atividades de divulgação das normas tanto na área de Facility Management, como nas de Manutenção; Gestão de Ativos; Building Information Modeling (BIM) e Trabalhos em Altura.