A integração da sustentabilidade ambiental nos edifícios e nos serviços têm sido feita maioritariamente através dos Building Performance Standards e do Green Procurement, respetivamente. Analisar experiências e partilhar resultados foram os objetivos desta conferência que se realizou no dia 28 de junho em Lisboa.
(veja no final deste artigo como descarregar as apresentações)
Os edifícios contribuem significativamente para as mudanças climáticas, consumindo 36% da energia e produzindo 39% das emissões globais de dióxido de carbono ao longo do seu ciclo de vida, com especial intensidade na fase de operação.
Com o intuito de endereçar este tema, as certificações de “Building Performance” fornecem uma estrutura para medir e verificar o desempenho energético dos edifícios, incentivando práticas de design, construção e operação energeticamente eficientes.
Por outro lado, o Green Sourcing de materiais, produtos e serviços visa alcançar práticas sustentáveis nos três pilares (Environment, Social e Governance), sendo no Ambiental (Environment) focado na minimização da pegada de carbono através dos materiais de construção, mobiliário, produtos alimentares e consumíveis utilizados, bem como reduzindo o seu desperdício.
Juntas, essas abordagens promovem o desenvolvimento sustentável, reduzem as emissões de carbono e contribuem para mitigar o impacto dos edifícios e da sua operação no ambiente, podendo ao mesmo tempo melhorar a experiência de utilização dos espaços, a performance e a reputação da organização. Estes tópicos foram abordados pelos oradores numa manhã repleta de interação e networking no espaço dos Cinemas NOS do Centro Comercial Colombo.
Oradores presentes:
- Susana Antunes | Santander Portugal: “Desafios na transição para a neutralidade carbónica dos edifícios”
- Miguel Subtil | Atomo Capital Partners: “As Certificações no contexto de “Sustainable Finance””
- Marta Jordão | Helexia Portugal: “Descarbonização no retalho: um caso de estudo de como aliar a competitividade à sustentabilidade”
- Luís Silva | Nestlé: “Case Study: Experiência e benefícios do processo de Certificação Leed”
- Rui Queiroga | Cleanwatts: “Comunidades de Energia e a Sustentabilidade dos Edifícios: Estratégias para a poupança energética e redução de carbono”
- Stéphanie Delamarre | Samsic: “Eco Responsible. The challenge of being social and green”
- Susana Isabel Ribeiro | NextBITT: “A Tecnologia como Catalisador da Sustentabilidade Ambiental”
- Tito Lemos | Greenvolt Comunidades “Energia limpa, mais barata e para todos”
As apresentações, bem como outra informação complementar, estão disponíveis no “Quiosque” do Site da APFM, sendo necessário registo mas de acesso gratuito: https://apfm.pt/jornadas-sustentabilidade-2023-apresentacoes/