No atual cenário empresarial em constante mudança, as estratégias tradicionais para o local de trabalho já não são adequadas. As organizações modernas devem adotar uma nova perspectiva para criar espaços envolventes que atraiam os melhores talentos, se adaptem a diversas demografias e prioritizem o bem-estar dos colaboradores e das comunidades que impacta.

A experiência humana, novas tecnologias e a inovação são fundamentais para esta transformação. Compreender como os utilizadores interagem com o espaço construído leva a ambientes mais produtivos e agradáveis. A integração de tecnologias de ponta otimiza processos e promove uma colaboração harmoniosa entre as equipas. O estímulo de uma cultura de inovação potencia a criatividade e o progresso.

Além disso, as empresas devem abraçar esforços de diversidade, igualdade e inclusão (DEI) para criar locais de trabalho justos e inclusivos. Valorizar as diferenças individuais e oferecer oportunidades iguais potencia o desempenho e fomenta o sentimento de pertença.

Para ser verdadeiramente visionária, as organizações devem também considerar a pegada de carbono dos seus locais de trabalho. A implementação de práticas sustentáveis pode reduzir o impacto ambiental, contribuindo para um futuro mais verde.

Ao adotar estas estratégias abrangentes, as empresas podem posicionar-se para o sucesso, atrair os melhores talentos e prosperar no mercado competitivo. Estes tópicos foram abordados pelos oradores numa manhã repleta de interação e networking no espaço dos Cinemas NOS do Centro Comercial Colombo.

Oradores presentes:

  • Stefan Kiss, Haworth
  • Ana Sanches, Teleperformance
  • Bruno Santos, Cognizant
  • Bianca Tognollo, Tarkett
  • Eduardo Queiroz, Kantar
  • Sónia Araújo da Costa, Sonae Sierra
  • Carlos Gonçalves, Avila Spaces
  • Gonçalo Canário, KLx

As apresentações, bem como outra informação complementar, estão disponíveis no “Quiosque” do Site da APFM, sendo necessário registo mas de acesso gratuito: https://apfm.pt/jornadas-workplace-e-wellbeing-2023-apresentacoes/