No passado dia 23 de Março realizou-se na APFM a primeira parte do Ciclo de Conferências Sobre a Norma EN15221, por Maria José Campos. O evento tinha como propósito dar a conhecer melhor a norma EN15221, através de um ciclo de conferências, promovido pela Associação Portuguesa de Facility Management, que terá a segunda parte a 29 de Junho, focando a parte 3 da mesma – Linhas de Orientação para a Qualidade no Facility Management.

A EN 15221 tem a sua génese numa tentativa de desenvolvimento de uma definição Europeia de Facility Management, sendo estipulado em 2006 o FM como a “Integração de processos numa organização com o objetivo de manter e desenvolver os serviços acordados que dão suporte e melhoram a eficácia das suas atividades principais”.

Existindo então a necessidade de padronização, a CEN aprovou a normativa padronizada, a EN15221, sobre o Facility Management, através de 7 pontos fulcrais na mesma:

  1. Terms ad definitions
  2. Guidance on how to prepare Facility Management agreements
  3. Guidance on quality in Facility Management
  4. Taxonomy, Classification and Structures in Facility Management
  5. Guidance on Facility Management processes
  6. Area and Space Measurement in Facility Management
  7. Benchmarking

 

Podemos então afirmar que o Facility Management permite a integração de pessoas, espaços e processos.

Sobre a importância da norma Maria José Campos frisa que “A norma permite, entre outras coisas, mas fundamentalmente, criar uma linguagem uniformizada entre operadores de uma mesma atividade e os seus respetivos clientes. No caso do Facility Management incentiva e dá linhas de orientação para a criação e desenvolvimento de processos e boas práticas que facilitam a relação e o dialogo entre os prestadores de serviços de FM e as organizações cliente.” Sendo que a sua divulgação “é essencial à sua utilização. Sendo a norma de aplicação voluntária é fundamental dar a conhecer os benefícios que a sua implementação pode trazer.”

 

Nesta sessão foi abordada a segunda parte, tendo esta sido elaborado com o principal objetivo de promover relações transfronteiriças, melhorar a qualidade dos acordos, auxiliar na seleção e na definição do âmbito, aconselhar na redação e negociação de acordos de FM, identificar os tipos de acordos, bem como simplificar a comparação entre os acordos de FM.

Esta norma é aplicável em:

  • a todos os acordos de FM, nos sectores públicos e privados, nacionais ou internacionais;
  • toda a gama de serviços de facility;
  • todos os tipos de prestadores de serviços de FM (internos e Externos);
  • a todos os tipos de ambientes de trabalho

 

Para a apresentação e discussão da Parte 3 da EN15221, a APFM está a preparar uma nova sessão que se realiza no dia 29 de Junho. Consulte-nos para saber como pode marcar presença.