A Normalização propicia a redução de custos para fornecedores e clientes, aumenta a transparência do mercado, ajudando a criar novos negócios e mantendo os existentes, pois são um meio de garantir aos clientes que os produtos/serviços detêm o adequado grau de qualidade, segurança e respeito pelo ambiente.” (Fonte: IPQ)
Fiel a estes princípios e na prossecução dos seus objetivos como associação profissional, a APFM participa nos seguintes processos de normalização:
Como Organismo de Normalização Sectorial coordena:
Comissão Técnica 192 – Facility Management
Presidente – João Hormigo (APFM)
Secretária – Alexandra Santos
Vogal Suplente – Maria José Andrade Campos (APFM)
Acompanha os seguintes Technical Committes:
- TC 348 – Facility Manager (EN-15221-X)
- TC 267 – Facilities Manager (ISO 410XX)
O Organismo de Normalização Sectorial participa ainda em:
Comissão Técnica CT193 – Trabalhos em Altura
Vogal em representação da APFM – João Hormigo
Comissão Técnica CT197 – Building Information Model (BIM)
Vogal em representação da APFM – Miguel Gama
Comissão Técnica CT 94 – Manutenção
Vogal em representação da APFM – Ricardo Figueiredo
Comissão Técnica CT 204 – Gestão de Ativos
Vogal em representação da APFM – Carlos Ferreira
Para mais informações sobre a atividade das Comissões e do papel da APFM nestas, contacte-nos pelo geral@apfm.pt