A Normalização propicia a redução de custos para fornecedores e clientes, aumenta a transparência do mercado, ajudando a criar novos negócios e mantendo os existentes, pois são um meio de garantir aos clientes que os produtos/serviços detêm o adequado grau de qualidade, segurança e respeito pelo ambiente.” (Fonte: IPQ)

Fiel a estes princípios e na prossecução dos seus objetivos como associação profissional, a APFM participa nos seguintes processos de normalização:

Como Organismo de Normalização Sectorial coordena:

Comissão Técnica 192 – Facility Management
Presidente – João Hormigo (APFM)
Secretária – Alexandra Santos
Vogal Suplente – Maria José Andrade Campos (APFM)

Acompanha os seguintes Technical Committes:

  • TC 348 – Facility Manager (EN-15221-X)
  • TC 267 – Facilities Manager (ISO 410XX)

O Organismo de Normalização Sectorial participa ainda em:

Comissão Técnica CT193 – Trabalhos em Altura
Vogal em representação da APFM – João Hormigo

Comissão Técnica CT197 – Building Information Model (BIM)
Vogal em representação da APFM – Miguel Gama

Comissão Técnica CT 94 – Manutenção
Vogal em representação da APFM – Ricardo Figueiredo

Comissão Técnica CT 204 – Gestão de Ativos
Vogal em representação da APFM – Carlos Ferreira

Para mais informações sobre a atividade das Comissões e do papel da APFM nestas, contacte-nos pelo geral@apfm.pt