O Facility Management (FM) integra múltiplas disciplinas com o objetivo de  influenciar a eficiência e a produtividade da economia, das organizações e das comunidades, bem como a forma como os humanos interagem com o ambiente construído. O FM afeta o bem-estar e a qualidade de vida de grande parte da população mundial através dos serviços que administra e entrega, seja nos espaços de trabalho, de lazer ou nos serviços ao público, incluído o governo e as administrações locais.

Embora a FM tenha um impacto tão amplo, o reconhecimento dos seus princípios e da suas práticas tem sido reduzido para além de ser comum a confusão entre a gestão integrada de pessoas, processos e espaços (Facility Management) com a prestação dos serviços operacionais (Facility Services).

A comunidade internacional de profissionais, da qual fazemos parte, acredita que a criação deste sistema de gestão do FM, a ISO 41001, fornecerá uma base mais sólida para uma interpretação e compreensão comuns da FM bem como auxiliará as organizações a compreenderem as formas em como podem ser beneficiadas pela adopção de modelos de FM.

Adicionalmente, e à semelhança de outras sistemas de gestão como as ISO 9001, 14001 e 18001, é expectável que o desenvolvimento dos modelos de gestão (FM) e do mercado de serviços (FS) seja reforçado pela presença de um sistema global comum que permita a ambos serem avaliados e medidos no âmbito da norma e do seu posterior processo de certificação e ciclos de auditorias.

No atual ambiente global altamente competitivo, as organizações (através do seu FM) e os prestadores de serviços (FS) devem comunicar entre si e com as partes interessadas utilizando princípios, conceitos e termos comuns, como a avaliação do desempenho.

A ISO 41001 permitirá ainda aumentar o padrão de serviço aos utilizadores finais e aumentar os níveis de qualidade, estimulando assim a maturidade organizacional e competição pela entrega de FM e FS de excelência, essenciais um ao outro num modelo simbiótico, onde bons serviços não conseguem ser entregues onde haja má gestao e, também, boa gestão não pode admitir mau serviço.

Em termos de âmbito de aplicação desta norma internacional, a ISO 41001 destina-se a todas as organizações, independentemente da sua dimensão ou indústria, sejam utilizadores de espaços ou prestadores de serviços, desde que para estas seja relevante:

– promover um ambiente saudável, atrativo e produtivo para os seus utilizadores finais (colaboradores, utentes, visitantes, etc.);

– assegurar uma utilização eficiente de recursos e de que estes são colocados de forma a melhorar a eficiência e a produtividade do core-business;

– utilizar a certificação como forma de diferenciação entre as demais organizações e como forma de atingir excelência nos seus modelos de gestão de FM e/ ou na prestação de serviços (FS).

Entrando-se agora na fase de traduções a nível nacional, os profissionais ligados ao Facility Management têm a oportunidade de se juntar ao processo contactando a Associação Portuguesa de Facility Management e solicitando a sua participação na divulgação e implementação da ISO 41001 em Portugal, através do email geral@apfm.pt

 

Miguel Alves Agostinho

APFM CEO | EuroFM Ambassador | CEN TC348/WG8 Convenor