IV edição dos Facility Management Workshops realiza-se em Lisboa

O PROCOS Group, rede internacional de consultores e membro associado da APFM – Associação Portuguesa de Facility Management, vai promover a IV edição dos Facility Management Workshops no dia 26 de Janeiro, no grande auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. O evento vai juntar especialistas nacionais e internacionais sobre o tema do FM (Facility Management), para um dia repleto de partilha e de networking. O evento tem início às 8h30 e as inscrições devem ser feitas aqui.

Durante a manhã, Mieke Loncke, Presidente do capítulo Belga da International Facility Management Association (IFMA), e Miguel Agostinho, Diretor Executivo da APFM, apresentam os estudos de mercado dos seus países, respectivamente. Estarão presentes, também, Cristina Machado, Presidente do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros e Jos Duchamps, CEO do PROCOS Group. Luís Andrade Ferreira, da APMI, ficará responsável pelo painel ‘Gestão de ativos e manutenção em Portugal’, e Ine Schaeps, Consultora da PROCOS Bélgica, pelo painel ‘ISO5500X – O que é o padrão ISO e como está relacionado com o FM’.

Durante a tarde serão apresentados e debatidos outros temas da atualidade na área do FM, nomeadamente as ‘Normas europeias para eficiência energética nos edifícios até 2020’ e ‘Tecnologias que suportam o ciclo de vida de um edifício’, apresentado por Jan Boeve, responsável da PROCOS Holanda e ‘IWMS e o seu papel na integração de diferentes fases do ciclo de vida’, por Miguel Silva, associado da PROCOS Portugal.

Para encerrar o dia falar-se-á de ‘Normas ISO e CEN – o que está a acontecer e de que forma vai impactar os negócios’, com as participações de Olav Saboe membro da Comissão Técnica para a Norma ISO do FM e João Hormigo, Presidente do Órgão de Gestão da Comissão Técnica nacional para a Normalização no FM.

O ‘Facility Management’ (FM) visa uma gestão integrada dos locais e ambientes de trabalho, com o objectivo de optimizar os ativos, os processos e as tecnologias envolventes, tendo as pessoas como centro da sua atividade. Estima-se que na Europa o mercado de FM tenha um valor total de 640 mil milhões de euros e seja responsável direta e indiretamente por 40 milhões de postos de trabalho.