Neste artigo, dividido em 2 partes, falamos da racional por detrás da importância do Facility Management e porque investir na formação dos seus profissionais é essencial para as empresas de hoje e amanhã:
Nascido na década de 70 como disciplina focada na criação de sinergias para apoio ao core business das Organizações, o Facility Management é hoje essencial…
… ao bem-estar:
A estratégia do local de trabalho, que tradicionalmente se concentrava na manutenção das instalações e na redução de custos, chegou ao fim. As organizações de hoje precisam criar espaços que atraiam os melhores talentos, se ajustem às mudanças demográficas da força de trabalho e promovam o bem-estar dos funcionários. As respostas para isso estão na experiência humana, nas novas tecnologias e na inovação.
… à produtividade:
A disponibilidade dos espaços e dos equipamentos são essenciais para que os utilizadores dos espaços – clientes, trabalhadores ou hóspedes, possam ter acesso aos serviços que são disponibilizados. Especialmente no contexto híbrido, a procura deixou de ser estável e os edifícios precisam estar preparados para operar com qualquer taxa de ocupação, bem como a reagir às mudanças. A qualidade do ar nos espaços é também essencial para reduzir o absentismo e as baixas.
Para responder a esta necessidade, a APFM desenvolveu um programa Online de formações de carácter teórico e prático com o objetivo de dotar os Profissionais de Facility Management das competências soft e hard necessárias ao desempenho das suas funções, independentemente do seu background académico anterior e que é normalmente muito variado.
Este conjunto de competências é definido com base em frameworks europeus e internacionais e atualizados anualmente por forma a assegurar que os conteúdos estão alinhados com os desafios colocados aos profissionais, diariamente.
Todos os formadores do curso PFM têm experiência e os seus conteúdos são adaptados para serem entregues de forma Online e para os profissionais do Facility Management.
Posteriormente, os formandos podem integrar o processo de certificação de “Profissional em Facility Management”. Pode candidatar-se a este processo qualquer Requerente enquanto pessoa individual, mesmo sem necessidade de ter realizado qualquer formação junto da APFM. Assim, o processo de certificação é independente da formação dada pela APFM e é gerido pela SGS, por forma a garantir a devida isenção, sendo esta certificação acreditada pelo IPAC. Todo este processo tem como objetivo assegurar que a pessoa certificada é competente para a realização de atividades de Facility Management, ajudando cada vez mais Organizações em Portugal a serem produtivas e a proporcionarem bem-estar aos seus colaboradores e utentes.
Pode consultar o Programa de Formação em Facility Management em formato online ou brochura, ou toda a oferta formativa da AcademiaFM aqui, incluíndo os programas com a Universidade Europeia e a Porto Business School.