Javier Creus, da Ideas for Change, é estratega e especialista em economia colaborativa. Esteve presente no WPC Lisboa e falou aos assistentes sobre Tecnologia e Colaboração que geram abundância.

“O futuro passa por gerar abundância, e temos uma capacidade incrível para a criar se estivermos dispostos a usar a tecnologia e a ser colaborativos. A Wikipédia é um exemplo claro da confluência entre tecnologia e colaboração. Conta-me o que sabes e contá-lo-ei ao mundo. Disponibiliza serviço a 500 milhões de pessoas no mundo todos os meses graças aos conteúdos fornecidos por quem queira colaborar partilhando o seu conhecimento. Creus expôs as cinco alavancas que aceleram o crescimento:

  • Conectividade: os negócios baseiam-se nas ligações;
  • Agregar o teu inventário: quanto menos esforço tiveres de fazer para construir o teu 
inventário, mais rápido irás crescer. As empresas que mais crescem agregam o que já 
está disponível;
  • Dar poder aos cidadãos: os cidadãos não são passivos e têm a capacidade de financiar 
ou produzir conteúdos;
  • Instrumentalizar os sócios de negócio: as empresas fortes facilitam os negócios de outras empresas sobre o seu. Produz-se mais riqueza ficar com 30% daquilo que outras empresas produzem do que 100% daquilo que eu produzo;
  • Partilhar conhecimentos: o conhecimento válido é aquele que se usa, porque o 
conhecimento caduca.

Em jeito de conclusão, Creus disse que “As empresas triunfantes, aquelas que vão crescer exponencialmente serão aquelas que forem capazes de olhar para o firmamento e ver não só estrelas, mas constelações”.