Asset and Facility Management: “supporting core business” or “ the backbone for a healthy breakeven”?”
No passado dia 26 de Janeiro, a PROCOS organizou o seu quarto workshop, intitulado “Asset and Facility Management: “supporting core business” or “ the backbone for a healthy breakeven”?” no auditório da Ordem dos Engenheiros. O Workshop focou essencialmente temas de Asset e Facility Management, de estudos do sector, bem como normas e boas práticas do mesmo, no contexto não apenas nacional, como também europeu.
Destaque para a apresentação do Estudo do sector belga, promovido pela IFMA Bélgica, através de Mieke Lonke, diretora executiva da instituição, revelando dados curiosos que podem ser consultados através do estudo disponibilizado online (ver abaixo a hiperligação). Em termos nacionais, Miguel Agostinho, diretor executivo da APFM, aproveitou a ocasião para dar os primeiros insights do estudo semelhante, a ser lançado em Portugal ainda este ano, durante o segundo trimestre. Outro dos temas bastante focados foi a importância do Asset Management como ativo imobiliário, cabendo a José Rui Menezes e Castro a apresentação e dissertação sobre o tema. A ISO 5500X foi também um dos tema abordado cabendo a Helena Alegre- representante na IPQ’s Standardization Technical Committee nº94, uma perspetiva nacional e a Ine Schaeps, da PROCOS Bélgica uma visão europeia.
Para auxiliar todos estes temas, Jan Boeve da PROCOS Holanda apresentou aos presentes, o seu software BIM/ BAM/ BOOM, que permite a gestão de FM, através de softwares BIM. Miguel Silva, da PROCOS Portugal dissertou ainda sobre softwares que permitem a gestão do ciclo de vida de edifícios.
Para aceder ao estudo da IFMA Bélgica, clique aqui.