No passado dia 19 de setembro, Manon Rosenboom Alves Managing Director Reinvent Yourself, autora do ‘Marca Pessoal SA – Como Comunicar, Agir e Vestir a sua Marca Pessoal esteve no espaço APFM para nos partilhar um pouco do seu conhecimento sobre a imagem no mercado de trabalho.

Estamos expostos 24h/dia 7dias/semana, não só pelo partilhamos, mas também sobre o que partilham sobre nós. As redes sociais são ainda fatores de eliminação, por exemplo, pela maneira como atuam nas redes sociais. Existe uma visibilidade 24/7. É difícil destacarmo-nos naquilo de nos torna diferentes dos outros e temos que nos destacar aumentando o nosso próprio valor. “A marca pessoal é aquilo que dizem sobre nós quando saímos.”

A marca pessoal está dividida em 3 partes: Valor interior, valor exterior e Comunicação Presencial. Todos nós temos uma marca pessoal quando nascemos. Á medida que vamos desenvolvendo as nossas capacidades, nos desenvolvemos também a nossa marca pessoal.

Ao nível interior:

quem é? Valores, talentos, paixões, missão, objetivos. Os talentos que desenvolvemos em criança, como a criatividade, competitividade, dedicação, curiosidade são desenvolvidos no crescimento.

Ao nível exterior:

como Comunica? Grupo Alvo, Meios, Disponibilidade.

Ao nível da comunicação presencial:

– Networking, reuniões, visual e cartões de visita

 

Temos que saber o que queremos e quem somos, devemos desenvolver o nosso Personal Brand Statement – O que faz melhor que os outros? Qual a sua paixão? Como ajuda o seu grupo alvo? Se respondermos a estas questões levam-nos a desenvolver o nosso eu.

Temos de definir melhor o nosso grupo alvo! Why → How → What?

A comunicação presencial pode ser uma das nossas armas mais fortes, recorrendo à comunicação não verbal – de maior importância, na voz e nas palavras que usamos.